Um convite ao descanso

0 Flares 0 Flares ×

_MG_9708-HDR

Apartamento projetado pelo arquiteto Rico Mendonça destaca-se pela escolha de tons suaves e do mobiliário de alto padrão, sob medida

  • Fabi Henrique

Uma segunda casa que proporcionasse aconchego e o merecido descanso e que não tivesse cara de um lar casual. Esses foram os pedidos para o arquiteto Rico Mendonça, de uma senhora radicada em Chapecó, que resolveu ter também em Florianópolis um lugar para chamar de seu. A vontade de passar algumas temporadas mais próxima dos netos e da filha impulsionou a compra do imóvel, de 132 m2, totalmente reformulado pelo profissional.

Por não ser a casa oficial e para que não demande grandes cuidados e manutenções, a solicitação foi para que tudo fosse prático, porém bonito, e que as cores claras predominassem, pois o lugar seria um refúgio para descansar e curtir as coisas boas da vida. Passado o briefing, Rico propôs para o projeto um mobiliário sob medida, pontuado por móveis soltos, e a colocação de lâminas amadeiradas em algumas portas e paredes, trazendo ainda mais aconchego e unidade ao espaço. A escolha do arquiteto para a produção do mobiliário foi pela Dell Anno Floripa. “A única marca que conseguiu atender o que pedia a proposta: portas e painéis que vencessem grandes vãos”, afirma Rico.

_MG_9636-HDR

Para o arquiteto, o coração do projeto é o painel amadeirado Mediterrâneo, também da Dell Anno, que ocupa toda uma parede do ambiente social. Na cozinha, beleza e funcionalidade andam juntas. “As portas de alguns armários são em tom de pele, com vidro Vanilla, da Cinex, mas o restante do ambiente é branco. Especialmente para as mini visitas da avó, projetei uma bancada bem em frente à ilha, onde fica o fogão, que pode ser usada para servir os lanches rápidos dos netos”, detalha.

No home theater, que antes da repaginação era um quarto, os destaques ficam para o tapete com estampas geométricas, em azul bic e branco, e o sofá de grandes proporções, também em azul, quebrando a sobriedade do restante do projeto. O grande painel de madeira, que atravessa os ambientes sociais, serve de fundo para o armário que abriga nichos, uma bancada e a TV. Para ter mais privacidade no ambiente, basta puxar a grande porta de correr. Como o home é suficiente para receber com conforto, o profissional projetou no lugar da sala de estar um lounge com quatro confortáveis poltronas. Na sacada, que comporta uma churrasqueira, foi criada uma bancada que tanto serve para pequenas refeições como de apoio ao churrasqueiro.

_MG_9647-HDR

Na parte íntima são três suítes – uma master, outra para receber os netos e uma terceira para eventuais visitas. Todas adaptadas para cada necessidade. A dos netos, por exemplo, tem uma grande bancada para guardar brinquedos e malas, já que alguns deles moram fora do país. A cabeceira, com afastamento de 12cm da parede, permite apoio de quadros e copos. “Coloquei somente um criado mudo para dividir as camas, que podem ser unidas, caso a proprietária receba um casal”, explica o arquiteto.

Na suíte ocupada pela moradora o ponto focal fica na cabeceira da cama, onde o profissional criou um nicho que tem papel de parede rendado e iluminação de led. Umas das portas que dá acesso ao banheiro, fica mimetizada no armário. Os puxadores do mobiliário, que são em cava (embutidos) e fazem parte da linha Saara, da Dell Anno, ajudam a dar o arremate clean e moderno ao projeto. Tudo ficou como a dona da casa pediu: leve, bonito, de bom gosto e prático.

Fotos: Mariana Boro

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta