Reciclando em casa

0 Flares 0 Flares ×

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e para marcar a data vou apresentar uma novidade da Casa Cor SC deste ano, o Residuário Residencial. Desenvolvido pela  Novo Ciclo Ambiental, de Floripa, o móvel serve como apoio para separar, organizar e limpar o lixo da casa.

A inspiração veio da Suécia, mais especificamente da cidade de Gotemburgo. Lá, as famílias têm como costume colocar no terreno  uma casinha parecida com as de bonecas que serve para a separação e limpeza dos resíduos, além de deixar um espaço só para compostagem do lixo orgânico.

A Marcela Reys, que é uma das designers do Residuário, diz que na Suécia a população também recebe um kit para reciclagem: saquinhos de kraft para guardar o lixo e um conjunto de ferramentas  para manusear a composteira. Até mobílias e eletrodomésticos entram na consciência de reciclagem ou na troca por outros produtos.

Pena que aqui no Brasil muita gente ainda destine móveis velhos, pneus e sabe-se lá mais o quê em rios, córregos ou mesmo no meio da rua.

O móvel:

No lado direito, de cima para baixo, tem espaço para isopor, garrafas PET, papel, embalagem longa-vida e eletrônicos inutilizados.

Na parte de baixo, da esquerda para direita: uma composteira elétrica, que serve para os resíduos orgânicos gerados em casa, uma caixa de feira para as embalagens de vidro, outra para os plásticos rígidos (embalagens de produtos de limpeza, shampoo…) e uma garrafa de vidro grande para óleo de cozinha usado.

Na bancada, da esquerda para direita: dois potes de vidro – um para plásticos mole coloridos (sacolas coloridas, papel de bala, rótulo de refrigerantes) e outro para plásticos mole transparentes (sacolas, embalagens de jornal…), pia para a lavagem dos resíduos, saquinhos para acondicionar os orgânicos e logo depois uma queda no móvel reservado para as embalagens de alumínio e outros metais.

Na prateleira superior, da esquerda para direita: livros, revistas, uma caixinha para lâmpadas pequenas, jornais e um cesto para restos de tecidos. Esses materiais podem ser doados, enviados para reciclagem ou reuso.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta