Jader Almeida – a simplicidade na sofisticação

0 Flares 0 Flares ×
Jader Almeida

Jader Almeida

Convite feito, convite aceito. Na última sexta estive na Icon Interiores, primeiro show room no Brasil do designer e arquiteto Jader Almeida. Ao entrar no ambiente já notei uma aura diferente,  que tinha a ver não só com o mobiliário e os objetos expostos por lá,  mas também com o pessoal que o assessora. O povo fofo te recebe com um abraço, um expresso e um bom papo sobre o criador e as criações. Fiquei encantada com o espaço e com a recepção calorosa, atenciosa e cool da entourage. Alguns contatos anteriores com outro pessoal do ‘meio criativo’ me fizeram ter medo de ‘linguiça’ – a galera da muita pose e pouco conteúdo!

Fiz todo este rapapé para explicar que esta acolhida diz muito a respeito da trajetória profissional de Jader e de suas criações – não tem afetação, propostas mirabolantes , excessos visuais… Ali, o esforço é para mostrar a obra e não o que está por trás dela. Simple and chic.

Destaque entre os designers contemporâneos, o premiadíssimo profissional veio de uma cidade de gente que gosto, povo de trabalho e que entende como poucos de rock’n roll – Chapecó, no Oeste catarinense. A trajetória de Jader no mundo dos projetos e do design iniciou na infância, quando era um mini curioso e  projetava mentalmente seus próprios brinquedos. O lado Professor Pardal foi ainda mais destacado com noção de disciplina na prática do judô e no escotismo, no estímulo da criatividade nas aulas de música e de desenho e na prática aprendida nos cursos técnicos da adolescência. Tudo isso aliado a uma personalidade detalhista, criativa, curiosa e extremamente sedenta por conhecimento, tornaram-o um dos maiores criadores da identidade brasileira do século 21.

As criações de Jader impressionam não só pela beleza do design, como pelo modo como os materiais são utilizados, transformados. Peças de madeira que se dobram como se fossem um grande origami; estantes finíssimas que parecem flutuar no ambiente, mas com uma robustez necessária ao uso; mesa/banco de cortiça que me lembrou as formas das amebas nas minhas aulas de biologia. Tudo com acabamento impecável, perfeito. Você não consegue definir em que ponto termina e onde começa cada peça de um móvel, a sensação é de continuidade, como se a madeira tivesse sido esculpida sem nenhuma interrupção.  Detalhes mínimos são pensados, arrematados. Jader Almeida é o  Prêt-à-Porter do mobiliário contemporâneo, certeza!

Outro ponto que me impressionou é que ao entrar em contato com um móvel criado pelo designer a sensação é muito mais sensorial do que visual. Sentei na Mirah, poltrona de madeira maciça que me encantou (que de leve me lembrou uma Charles Eames) e ao acomodar cada parte do meu corpo no encosto e no assento, a beleza dela ficou muito mais evidente. Caraca! Como alguém consegue tornar um móvel aparentemente frio em algo tão acolhedor, aconchegante e ergonomicamente perfeito?!? Forma e função, chérie!!

Juro que quando eu virar gente grande vou ter não uma, mas duas poltronas Mirah na minha sala! Très chic, Benhês!

Jader ganhou o prêmio IF Product Design Award, em Hannover, Alemanha, pelo móvel ‘Sistema Clip’.  Também levou o IDEA Award,  prêmio de destaque nos Estados Unidos, e a IF Award, em 2010. Recentemente, o designer recebeu o prêmio do Museu da Casa Brasileira – primeiro lugar na categoria Mobiliário com a mesa Dinn, uma de suas criações.

Os mais mais de Jader Almeida por esta que vos escreve:

Banco Bik

Cadeira Euvira

Poltrona Mad

Poltrona Mirah

Estante Clip

Mesa Dinn

Se você curte bonitezas contemporâneas, sem tantas firulas, se joga:

Icon interiores/Jader Almeida

Rua José Francisco Dias Areias, 141 – Trindade

Florianópolis – SC

(48) 3333 8126

(48) 3223 3787

atendimento@jaderalmeida.com

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta