Exposição reverencia o artesanato brasileiro

0 Flares 0 Flares ×

_mg_5999_foto-mariana-boro

As obras são fruto de pesquisas do artista mineiro Juliano Aguiar, que abre a mostra “Cenário Brasileiro” nesta sexta-feira (04), na galeria Helena Fretta

*Por Luciana de Moraes

A diversidade do artesanato e botânica brasileira e suas milhares identidades possíveis. Campo farto de investigação percorrido pelo artista plástico mineiro Juliano Aguiar, que mostra o resultado de dois anos de pesquisa na exposição “Cenário Brasileiro”, aberta a partir do dia 04 de novembro, na Galeria Helena Fretta, em Florianópolis (Sc). 

No processo criativo o artista buscou compreender o conjunto de costumes e tradições de algumas regiões do país. Determinou e transportou alguns suportes artesanais para propor um novo fazer artístico, ressignificando assim a beleza de diversas etnias. 

“Trazer essa visão para a arte é importante para se perceber como a influência do artesão se faz muito presente no nosso dia a dia e, muitas vezes, passa despercebida face ao contexto globalizado e tecnológico em que vivemos”, destaca. 

O acervo formado por 26 peças reúne esculturas, telas a óleo, aquarelas. Trabalhos que revisitam culturas muito específicas e desdobram-se em outras tipologias artísticas. O artista deixou-se influenciar pela habilidade dos artesãos, até determinado ponto, assumindo camadas e interferindo na estética pura. Resgatou na própria memória, da infância vivida no interior de Minas Gerais, fonte para expressividade. 

“O convívio na infância  com  o interior, o campo, a terra, os costumes e tradições surgem nas minhas obras de forma clara e expressiva. A partir da composição artesanal de materiais como capim dourado, rendas de bilro, joias em pedras brasileiras e tecelagens, aliada a pinceladas volumosas e técnicas variadas, mergulhei em regiões brasileiras que nunca imaginaria. Como o Jalapão, no Tocantins, por exemplo, ou até mesmo tribos indígenas no Amazonas”, explica. A exposição “Cenário Brasileiro” fica em cartaz na galeria até o final de novembro.

Currículo

Juliano Aguiar, mestre em literatura, artista plástico mineiro, iniciou sua carreira artística no Conservatório Estadual de Minas. Radicado em Florianópolis (SC), montou sua primeira exposição “ As múltiplas possibilidades do olhar” em 2014. 

SERVIÇO:

O que: Exposição Cenário Brasileiro de Juliano Aguiar

Quando: 04 a 26 de novembro

Onde: Galeria Helena Fretta

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta