Estilo industrial dá um toque original e contemporâneo à decoração

49 Flares 49 Flares ×

Vigas, tijolos, colunas, tubulações elétricas e hidráulicas definem o gênero que poder ser usado no decór de verão

parade de pedra Ferro, da catarinense Pietre Colorate, a compor o clima industrial deste ambiente

Parede revestida em Pedra Ferro, da catarinense Pietre Colorate, ajuda a compor o clima industrial do ambiente

* Matéria que assinei em 18.02.2015 para o caderno Casa & Cia, do jornal Diário Catarinense

Bastante incensado em projetos de mostras de decoração mundo afora, o estilo industrial conquista cada vez mais adeptos, que se inspiram nos galpões e estúdios abandonados da Big Apple dos anos 1950 e 1970, para transformarem suas casas em moradas originais. Ao contrário do que se pode pensar, esta tendência também pode servir de inspiração para as residências de verão. Quem afirma é o arquiteto Gerson Dutra de Sá, que explica que a união de acabamentos simples e efetivos, que seguem uma linha pura e contemporânea, resultam numa residência harmoniosa e cool.

Espaços amplos, repletos de tijolos e tubulações aparentes, madeira, metal e muito concreto são as referências deste tipo de morada, que geralmente conta com ambientes integrados.  Por ser um estilo mais urbano e um pouco sóbrio, o temor é que possa soar um pouco frio. Mas com pequenos detalhes, é possível deixar o ambiente acolhedor, ensina Gerson. – O segredo para ‘aquecer’ um espaço com estilo industrial é utilizar objetos e acessórios como tapetes, almofadas, obras de arte e toda uma gama de detalhes que torna tudo mais generoso e aconchegante – orienta.

Para montar um espaço em estilo industrial, como o da foto, o arquiteto partiu de um estudo de linhas e volumes que lhe deram um entendimento perfeito do que o cliente solicitava. – A visão de abstração, um toque retro e o rigor formalista, marcado por acabamentos mais frios me ajudaram com a chegar nesse resultado – define.

Se a ideia for por uma reforma mais rápida e sem tanto quebra quebra, o arquiteto sugere um revestimento de fácil aplicação como o que imita tijolinhos à vista, de pedra ferro, como o da Pietre Colorate (foto acima) ou ainda uma tinta que imite o efeito de concreto. – Para os móveis, recorra aos de tecido com aspecto de gasto pelo tempo, como as lonas, por exemplo. Poltronas ou bancos de couro, baús de metal ou qualquer outra peça que esteja levemente desgastada dão um toque super charmoso ao ambiente – conclui.

 

Estilo Industrial 4

Aço e as cores laranja e cinza dão uma bossa retrô a cozinha em estilo industrial

Créditos:

Divulgação/Pietre Colorate (foto abertura)

Pinterest (foto cozinha industrial)

 

49 Flares Facebook 49 Google+ 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 49 Flares ×

Deixe uma resposta