De tudo um porco

0 Flares 0 Flares ×

Rueda

Do rabo ao focinho, o renomado chef Jefferson Rueda vem à AveSui 2016 mostrar a versatilidade da carne suína

  • Por Guilherme Lambret

Típico mineiro do interior, Jefferson Rueda cresceu em São José do Rio Pardo  às margens do rio, onde pescava, nadava e pulava do pontilhão. Cresceu também comendo carne de porco. Nas memórias da infância, os almoços em família e as festas da cidade marcam a relação afetiva que nutriu com a comida. Aos sete anos fez seu primeiro arroz e com 13 já trabalhava no açougue da cidade, onde aprendeu com seu Hércules os cortes da carne. Foi quando descobriu que a parte do porco que mais aprecia é o “miolinho do músculo do traseiro, aquela parte cheia de gelatina e bastante colágeno”.

De lá para cá, não parou mais. Em 2015 completou 20 anos de carreira e é um dos mais respeitados chefs do Brasil. Há seis meses, Rueda inaugurou em São Paulo seu novo restaurante, a Casa do Porco Bar, onde promete uma volta ao mundo dentro dos sabores da carne suína, e exibe tudo o que faz com uma única proteína. Com sotaque caipira e bem humorado, fala que cozinhar é fácil, tem aprendido mesmo é a lidar com o ser humano.

Rueda concorda que a carne suína ainda sofre preconceitos no Brasil. Para ele, os desafios estão ligados a isso, divulgar as mudanças no sistema de criação do animal, quebrando mitos e tornando a suinocultura mais bem compreendida. Com receitas ousadas e criativas, vem reavivando nas pessoas o gosto pela carne de porco, que descreve como democrática e versátil, composta por três partes, pele, carne e gordura, que podem ser consumidas juntas, de uma vez, ou separadas. “Do focinho ao rabo, você não perde nada”, arremata. Desde que abriu, são consumidos cerca de cinco mil quilos de carne suína por mês na Casa do Porco.

No dia 04 de maio, ao fim da tarde, Jefferson Rueda fará uma apresentação na Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, AveSui 2016. O chef demostrará suas habilidade no preparo de quatro dos principais pratos de seu restaurante, a pancetta com goiabada, o sushi de papada de porco, o tartar de porco e o pão no vapor com barriga de porco e cebola defumada. A ideia da aula-show é informar sobre as qualidades nutricionais desta carne e aguçar o tino dos profissionais da gastronomia à diversidade de preparo da proteína de porco, incentivando os chefs, estudantes de gastronomia e  consumidores a investirem no produto. A vinda do chef a Florianópolis é uma promoção da Associação Brasileira de Criadores de Suínos em parceria com a coordenação da AveSui.

AveSui2016

Esperam-se 17mil visitantes para a feira cujo tema “Transformar, uma forma inteligente de produzir” norteia as discussões. Com uma programação plural, bastante abrangente e com forte participação internacional, a AveSui 2016 oferece palestras gratuitas para produtores, cooperados, funcionários da agroindústria ou frigoríficos. O evento vai reunir as melhores cabeças do setor para apresentar as últimas soluções e tecnologias na produção de aves, ovos e suínos.

Serviço – AveSui 2016

Data: 03 a 05 de maio de 2016

Data da aula-show do chef Jefferson Rueda: 04 de maio de 2016, às 18h

Local: CentroSul – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

Mais informações:  comunicacao@abcs.com.br / (61) 3030-3200 / 9878-3091

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta