Casa & Cia: espaço público incentiva o convívio e a prática da sustentabilidade

77 Flares 77 Flares ×

MCC - Juliana Castro 8 - reduzida

Logo na entrada da Mostra Casa & Cia, no Primavera Garden, em Florianópolis, o visitante pode conhecer uma proposta diferenciada de apropriação do espaço público: a Praça Conexão Pedra Branca, assinado pela arquiteta e paisagista JulianaCastro. O ambiente reúne elementos que buscam proporcionar tanto o bem-estar quanto o convívio. “Um dos requisitos para garantir a sustentabilidade da vida urbana é a construção de uma relação harmoniosa entre as pessoas, a sociedade e a natureza e essa é a intenção principal desse espaço”, explica.

Assim, Juliana teve como princípio criar um ambiente onde circulação e permanência são facilitadas, com a opção por planos diferentes, com escadarias e rampas que cruzam a praça de 1,2 mil m2, oferecendo locais mais amplos e outros mais aconchegantes. “Por isso temos um grande gramado para brincar, deitar e sentar, escadas que servem de arquibancada e um elemento escultórico, que convida ao bem-estar e à contemplação”, detalha.  A instalação recebeu o nome de Conexão por simbolizar o vínculo entre as pessoas e a natureza e é composta de bastões coloridos com rasgos de luz em diferentes alturas que se conectam por redes de deitar.

Outros cuidados foram tomados para tornar o projeto único e atraente como o equilíbrio entre as áreas pavimentadas e as verdes, a vegetação arbórea – que tem papel de destaque, fazendo os fechamentos laterais e criando espaços mais protegidos nas bordas – e os materiais escolhidos como os revestimentos que mesclam o tradicional com o atual. Como não poderia deixar de ser, o ambiente também apresenta soluções voltadas à sustentabilidade, caso do uso de painéis fotovoltaicos para a geração da energia utilizada e do bicicletário, que incentiva o uso de transporte alternativo.

 

Imagem by: Fernando Willadino

 

77 Flares Facebook 77 Google+ 0 Twitter 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 77 Flares ×

Deixe uma resposta